A organização “Fit Church United” está encorajando cristãos nos Estados Unidos a cuidar da saúde com princípios bíblicos. Além disso, os eventos promovidos pelo ministério servem como uma oportunidade para alcançar os perdidos.
Criada pelo especialista em saúde e condicionamento físico Matthew Gay, a organização tem o objetivo de ajudar as pessoas a se aproximarem de Jesus enquanto melhoram sua saúde.
Seu objetivo é tornar um estilo de vida saudável um elemento padrão da cultura cristã, implantando ministérios que encorajam cristãos a cuidar da saúde em igrejas nos Estados Unidos.
"Estamos falando sobre nutrição bíblica, se movimentar, mudança de estilo de vida, definição de metas e como você pode fazer essas coisas sob o cuidado de Cristo e sua Palavra", disse Matthew à CBN News.
“Estamos mostrando o amor de Cristo por meio de eventos de saúde e condicionamento físico. Milhões em todo o país lutam contra doenças crônicas devido a maus hábitos de saúde. Mesmo dentro da igreja, há grandes porcentagens de homens e mulheres que lutam diariamente com sua condição física e hábitos”, informou o site da igreja.
“Os esforços da organização FIT Church USA estão enraizados nas verdades de que nossos corpos são os templos do Espírito Santo e que devemos glorificar a Deus com eles. Nosso ministério é construído no amor a Deus e ao próximo”, acrescentaram.
Por meio de eventos baseados em condicionamento físico, eles demonstram o amor de Cristo para pessoas que provavelmente nunca pisariam em uma igreja.
Matthew Gay. (Foto: Reprodução/Facebook/Matthew Gay)
Parceria com Igrejas
Matthew faz parcerias com igrejas para ajudar congregações a ensinar os membros sobre a base bíblica para desenvolver um estilo de vida saudável.
Para ele, temas como saúde e condicionamento físico são negligenciados em muitas igrejas “quando muitas pessoas sentadas nos bancos estão realmente lutando com essas questões”. Como resultado, as pessoas buscam ajuda fora da comunidade cristã.
O Dr. Steven Roby, pastor principal da Water's Edge Church em Virginia Beach, Virgínia, afirmou que é importante oferecer orientação sobre saúde de uma perspectiva cristã e não secular.
"Quando alguém vai a um personal trainer secular, ou está olhando alguma revista fitness, ou no Instagram, muitas vezes essas motivações podem ser completamente vãs", disse Matthew.
Roby oferece à sua congregação workshops de saúde e aulas de ginástica centradas em Cristo. Ele acredita que muitos cristãos adotaram inadvertidamente uma série de hábitos pouco saudáveis, como o mundo ao redor deles.
"Eles refletem a América. Seis em cada 10 pessoas no país têm problemas crônicos de saúde à medida que envelhecem, e muito disso é autoinfligido – a dieta, a comida processada que comemos, a falta de movimento com estilos de vida sedentários que vivemos", explicou o pastor.
O pastor observou que, em alguns casos, a cultura cristã pode, involuntariamente, tornar muito difícil para as pessoas que lutam contra a obesidade resistirem à tentação.
"Por causa de toda a comida que levamos para nossos encontros comunitários, para nossas reuniões de pequenos grupos, onde todos fazem suas melhores sobremesas, eles fazem todos os pratos especiais, que geralmente são alimentos muito calóricos", disse ele.
Motivação certa
O pastor Roby acredita que uma característica importante do ministério de Matt é a maneira como ele motiva as pessoas, lembrando a elas de que “Deus precisa de servos que possam usar seus corpos efetivamente para realizar sua obra”.
Como exemplos, ele citou: construir casas para os pobres, cavar poços em viagens missionárias e trabalhar em um abrigo.
"Queremos ajudar as pessoas a serem fortes, não por razões vãs, mas para que possam servir ao Senhor com todas as suas forças", declarou o pastor.
Embora Roby reconheça que é difícil para muitas pessoas quebrar padrões prejudiciais, como o vício em açúcar, ele destaca que é importante lembrar aos cristãos que certos hábitos estão fora da vontade de Deus.
Matthew, que também oferece treinamento individual, explicou que quando as pessoas lutam com problemas de peso, ele geralmente começa as ajudando a descobrir o motivo pelo qual comem demais.
"Vamos colocar Cristo no centro disto, e vamos olhar para Ele para obter a ajuda que precisamos para superar alguns dos problemas profundamente enraizados que você está enfrentando e que estão fazendo com que você viva de uma maneira doentia. Vamos levar isso a Ele", declarou Matthew.
Para Matthew, Deus pode ajudar as pessoas a lidarem com emoções negativas muito melhor do que qualquer substância ou atividade prejudicial à saúde.
Segundo ele, embora muitas vezes seja difícil adotar um estilo de vida mais saudável, alguns cristãos dizem que, com Deus, isso não é apenas possível, mas necessário.
"A Bíblia não é alheia às emoções que sentimos. Deus nos dá instruções sobre como lidar com as nossas emoções de uma forma piedosa", concluiu Matthew.
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2024 Web Rádio Estação MS Gospel. Todos os direitos Reservados.